PUBLICIDADE | ANUNCIE NA FOLHA
  • Flash ad ID:16

  • Flash ad ID:6


  •  
    "
    ‘Lei Seca’ multa 86 motoristas em Búzios e Cabo Frio
    Publicado em 22 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    Em operação realizada na última sexta-feira (18) e no sábado (19), agentes da Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, abordaram 265 motoristas em Armação dos Búzios e Cabo Frio, cidades na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Ao todo, 86 foram multados.

    Em Cabo Frio, na Avenida Teixeira e Souza, 38 motoristas foram multados e outros sete tiveram os carros rebocados. Entre os 58 motoristas que passaram pelo teste do etilômetro, 15 casos de alcoolemia foram registrados e 12 carteiras de habilitação foram recolhidas.

    Já em Búzios, dos 180 motoristas abordados na Avenida José Ribeiro Dantas, 48 foram multados e outros dez tiveram os carros rebocados. Entre os 132 motoristas que passaram pelo teste de etilômetro, 24 casos de alcoolemia foram registrados e 22 carteiras de habilitação foram recolhidas.

    A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Desde então, até a madrugada do dia sete de maio deste ano, 1.482.033 motoristas foram abordados, 287.130 foram multados, 59.097 veículos foram rebocados e 110.481 motoristas tiveram a CNH recolhida. Um total de 117.174 condutores sofreu sanções administrativas, sendo que 3.757 deles também sofreram sanções criminais. Os agentes realizaram 1.292.958 testes com o etilômetro.

    Fonte: G1

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Duas pessoas foram presas em um bingo clandestino em Búzios
    Publicado em 22 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    As prisões aconteceram nesta segunda-feira 21/07

    Segundo a polícia, o bingo que funcionava no bairro José Gonçalves foi fechado. Quatro máquinas caça níqueis, uma maquina de cartão de crédito e R$5.705 foram apreendidos. Duas pessoas foram presas: Jean Nery Pereira de Oliveira foi apontado pela polícia como “apanhador” do bingo. Era ele quem recolhia o dinheiro das máquinas.  Sheila Oliveira Aquino, segundo os policiais, era a gerente do estabelecimento. Os dois foram encaminhados para a 127 DP, em Búzios.

    Fonte: G1

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Corujas buraqueiras da Praia de Tucuns, em Búzios correm risco de extinção
    Publicado em 22 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    10564654_1444277829189986_19212972_o

    Búzios é rodeada de natureza por todos os lados, rica em fauna e flora… Basta caminhar na praia de Tucuns que avistamos corujas buraqueiras protegendo seus ninhos.

    Outro dia, quando caminhava pela praia fiquei observando aquela enorme construção laranja no meio do verde fiquei imaginando quantas corujas não foram sacrificadas e afugentadas pelas máquinas durante a construção. Percebi que não somente pelas maquinas da época da construção, como agora pela ação dos homens. Encontrei buracos destruídos e ovos quebrados e fui informada que estão capturando as corujas e as prendendo em gaiolas. Não da para acreditar que o ser humano é capaz de tanta crueldade. Depois dizem que os selvagens são os animais!

    10550474_1444278285856607_1791882282_o

    O maior inimigo da coruja buraqueira é o homem, visto que, por ser uma ave de rapina, essa espécie quase não tem predadores naturais. Entretanto se passarem carros ou máquinas sobre a vegetação da praia (esse o principal fator da destruição da coruja-buraqueira), ao passarem sobre a boca dos ninhos, esses veículos soterram o túnel matando mãe e filhotes asfixiados debaixo da camada de areia em que se encontram. Ou as capturando o que não é difícil porque elas não são arredias a presença humana.

    Como muitos pais levam seus filhos para passear naquele local resolvi escrever sobre as características dessa pequena ave, alimentação e hábitos. Na tentativa de uma conscientização ecológica e preservação da espécie.

    10571110_1444278145856621_859276223_o

    A coruja-buraqueira é pequena. Quando adulta chega a medir entre 23 a 27 centímetros e a pesar entre 170 e 214 gramas. Tem a cabeça redonda, seus olhos são amarelos brilhantes, seu bico é acinzentado, as asas são geralmente marrons com várias manchas amarelas. Sua visão e seus voos suaves são adaptados para caça. Enxergam cem vezes mais que o ser humano e também tem uma ótima audição. Para observar alguma coisa ao seu lado, gira o pescoço em um ângulo de até 270 graus, aumentando assim o seu campo visual.

    Ela tem que virar o pescoço, pois seus grandes olhos estão dispostos lado a lado num mesmo plano. Essa disposição frontal proporciona à coruja uma visão binocular (enxerga um objeto com ambos os olhos e ao mesmo tempo). Isso significa que a coruja pode ver objetos em três dimensões, ou seja, com altura, largura e profundidade Além de sua privilegiada visão, a buraqueira possui uma ótima audição, conseguindo localizar sua presa com apenas este sentido.

    Para você aprender a identificar, as corujas adultas possuem um tom de cor forte, têm o peito e a barriga com coloração parda, traços cor de terra, variações de marrom, que lembram manchas e barras. As corujas jovens são similares na aparência, mas são gorduchinhas, desengonçadas, com as penas descabeladas e coloração leve. Os machos e as fêmeas são similares no tamanho e na aparência, entretanto os machos adultos são ligeiramente maiores e as fêmeas, utilizam um buraco não somente para assentamento, mas para descansar, esconder-se, como um refúgio durante o dia e construir ninhos, normalmente ocupados por um casal.

    É uma coruja tímida, mas é ligeiramente tolerante à presença humana. Cava seus próprios buracos com a ajuda dos pés e do bico, ficando até mesmo toda suja na construção da toca,

    Essas corujas têm o costume de coletar uma larga variedade de materiais para revestir seu ninho. O material mais comum é o estrume, que é colocado dentro da câmara do ninho e em volta da entrada, nesse estrume ela encontra larva de besouro o que facilita a alimentação. Esse esterco também serve para ajuda a controlar o micro clima dentro da cova, não o deixando quente demais.

    A qualquer sinal de perigo, a coruja buraqueira emite um som alto, forte e estridente.

    Esse alarme é dado durante o dia, chamando a atenção para a coruja. Os filhotes, ao escutarem o alerta, entram no ninho, enquanto os adultos voam para pousos expostos e atacam decididamente qualquer fonte de perigo para os filhos.

    Quanto à alimentação: É uma predadora de pequeno porte com hábito carnívoro-insetívoro, sendo considerada generalista por consumir as presas mais abundantes de acordo com a estação, tendo preferência por roedores.

    Reprodução: A estação de reprodução começa em março ou em abril. As corujas-buraqueiras são, normalmente, monógamas, mas ocasionalmente um macho terá duas companheiras. O ninho favorito da buraqueira são aqueles que estão em locais relativamente arenosos, com vegetação baixa A fêmea botará um ovo a cada um ou dois dias até que ela complete uma postura que pode consistir em entre seis e quinze ovos (normalmente nove). Ela incubará os ovos então durante 28 a 30 dias enquanto o macho traz a comida dela. Enquanto a maioria dos ovos chocará, só dois a seis filhotes normalmente sobrevivem para deixar o ninho. Aos 44 dias, saem do ninho e podem também fazer voos curtos e começar a deixar a cova do ninho. Com sessenta dias, estão caçando pequenos insetos que são atraídos ao redor do ninho pelo estrume acumulado.

    O mais encantador é que em Armação dos Búzios ainda temos a grande oportunidade de observar esses animais ao ar livre longe das gaiolas de zoológicos. Ali no habitat natural deles, onde vivem em liberdade.

    Mas por quanto tempo?

    Deixo uma frase da campanha publicitária do IBAMA para reflexão:

    “Lembrem-se pássaro feliz é pássaro solto, pássaro preso em gaiola não canta. Ele lamenta!”

    Por Adriana Amaral/ Bióloga Marinha/ Folha de Búzios

     

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Muro está sendo construído para conter encosta em Búzios
    Publicado em 21 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    10368470_672857376136709_7121176155237403497_n

    Com riscos iminentes de desabamento da encosta a Defesa Civil e a Ordem Pública de Armação dos Búzios, interditaram um conjunto de residências na Praia da Armação, na tarde do último domingo 13/07.

    Um dos cartões postais mais visitados da península poderá ter parte da orla da Praia da Armação interditada. Uma residência já está condenada e outras três correm o risco de desabamento.

    Um muro de contenção de encostas está sendo feito no local onde as mansões serão demolidas no morro da Praia da Armação. Uma pousada e uma loja já foram ao chão.

    Do Folha de Búzios

    Fotos: Ana Carolina Silva/ Folha de Búzios

    10298693_672860702803043_935653428769838813_n

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Pescadores de Búzios farão recadastramento de carteiras e embarcações
    Publicado em 21 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    unnamed (1)

    A Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aqüicultura, Suely Amaral esteve visitando no dia 16/07, a Colônia de Pescadores Z-23 de Armação dos Búzios para trazer boas novas.

    Está marcado um Itinerante para os dias 19, 20 e 21 de Agosto para certificar as embarcações e trazer as carteiras e os registros aos pescadores. Na mesma ocasião será divulgado o óleo diesel, ou seja antes o Ministério liberava uma verba apenas para embarcações industriais mas agora será estendido também para os barcos de pescas artesanais, beneficiando todos os pescadores de Búzios e Região dos Lagos.
    Em entrevista a nossa colunista ambiental Adriana Amaral, Suely disse:

    “Estaremos fazendo esse Itinerante para levantar a demanda de todos os pescadores de Armação de Búzios e Região dos Lagos. Hoje estive fazendo essa visita em Búzios e o nosso objetivo é ajudar os pescadores, que eles recebam suas carteiras e certificados. E estaremos também certificando junto a Marinha.” Afirmou ela.

    Recadastramentos de carteiras e embarcações pesqueiras na sede da colônia na Rua das Pedras. Para informações: 22 2623 2044 falar com Claudinha.

    Por Adriana Amaral/ Biológa Marinha/ Folha de Búzios

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Procon de Búzios retira 20 quilos de chocolate vencido das prateleiras
    Publicado em 21 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    O Procon de Búzios, em parceria com a equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, realizou, no início do mês de julho, uma grande operação de fiscalização em uma loja de departamentos, instalada no Centro da cidade.

    A operação teve início após denúncias de que chocolates estariam sendo vendidos com prazo de validade vencido e culminou com a retirada de mais de 20 kg do alimento das prateleiras. Segundo o Coordenador do Procon da cidade, Racine Filho, havia produtos vencidos há mais de três meses expostos entre os que ainda estavam dentro da data de validade.

    Além de recolher o produto inadequado para comercialização, a equipe fechou o depósito da loja: “O local encontrava-se com péssimas condições de higiene e segurança, com itens aglomerados nos cantos e materiais de higiene pessoal e de limpeza espalhados entre outros objetos e jogados no chão” explicou Racine, destacando que a loja foi autuada e apresentou defesa, que será analisada pelo Procon.

    O contato para denúncias ao Procon é: (22) 2623-6575.

    Do Folha de Búzios

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Carro fica preso entre muro e poste em Búzios
    Publicado em 20 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    IMG_1039

    Um acidente aconteceu agora a pouco por volta de 17h20min na Avenida José Bento Ribeiro Dantas na altura do radar eletrônico do bairro Baía Formosa.

    Alexandre Caiper morador de Petrópolis que conduzia o veículo que estava ocupado por quatro pessoas na hora do acidente disse que estava chegando ao balneário com amigos para o Festival Gastronômico quando ao passar com o Toyota em cima de um buraco quebrou a balança na altura da Pousada Marina Beach perdendo o controle e ficando preso entre um muro e um poste.

    Segundo Alexandre o principal problema foi o buraco.

    “A pista está desnivelada e cheia de armadilhas”-alertou ele.

    De acordo com informações semana passada o local passou por uma operação tapa buracos, porém os veículos pesados e as chuvas abriram as crateras novamente.

    A GM desvia o trânsito. Ninguém se feriu.

    Por Zilma Cabral/ Folha de Búzios

    IMG_1046

    IMG_1042

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Pais de alunos procuram Câmara Municipal de Búzios
    Publicado em 16 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    Pais de alunos da Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas se dirigiram à Câmara Municipal na manhã desta terça-feira 15/07, para solicitarem que sejam apuradas possíveis irregularidades relacionadas à obra, que desde o final do ano de 2013 vem sendo realizada para melhorias da escola.

    De acordo com uma mãe de aluno, desde o início do ano letivo algumas turmas da escola foram encaminhadas para outro prédio, sem condições para atender as necessidades de acomodações das turmas devido ao precário espaço físico com umidade e acúmulo de água de chuva comprometendo todo material escolar.

    “Em dias de sol o calor é insuportável.”-Diz ela.

    Ainda segundo a mãe, os alunos não tinham lugar para se alimentarem ou realizarem suas atividades físicas. A merenda era servida em ‘quentinhas’ e os alunos se acomodavam como podiam nas salas ou pelo pequeno pátio. Por diversas vezes os alunos foram dispensados por não haver condições para se ensinar ou aprender algo nestas circunstâncias.

    “Apesar do empenho dos bons profissionais que ali se encontram, sabemos que todo este contexto escolar é fundamental para um bom aprendizado que depende do posicionamento e da competência de quem tem o poder para fazê-lo com responsabilidade”-comentou a mãe.

    Na segunda-feira 14/07, após um mês de férias em decorrência da copa do mundo realizada no Brasil as aulas foram iniciadas no município e ao chegarem à escola José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinho o cenário era desolador.
    Segundo a secretaria de Educação de Búzios não haverá aula até segunda-feira 21/07 e que os alunos serão encaminhados ao INEF, na Rasa, para atividades recreativas.

    “Temos várias questões burocráticas que impedem as vezes uma agilidade na execução das obras. Não haverá perda de conteúdo mesmo que as obras atrasem um pouco temos um calendário letivo que poderá ser estendido até mais uma semana de dezembro”-disse Deise Gonçalves, secretária de Educação de Búzios em entrevista ao RJ TV 2ª Edição (Inter TV/TV Globo).

    Do Folha de Búzios

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Pescadores de Búzios querem redes de volta
    Publicado em 16 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    IMG_0855

    Motivo de protesto seria a apreensão de redes de pesca

    Pelo menos seis redes de espera foram apreendidas em Búzios em uma semana. Segundo pescadores a ação foi do Inea que levou as redes para Cabo Frio sem motivo aparente.

    Em busca de respostas pescadores de Armação dos Búzios fizeram um protesto em frente a Prefeitura da Cidade na tarde desta quarta-feira 16/07, por volta de 14 horas eles se reuniram em frente ao prédio do Poder Executivo no intuito de rever suas redes.

    Segundo o pescador Adelson de Souza, o Inea fez a apreensão de seis redes de espera na Praia de Geribá e os pescadores ainda não sabiam do motivo das apreensões.

    “O Inea chegou de barco da prefeitura e levou as redes. Questionamos o motivo e ainda fomos ameaçados de sermos presos. Semana passada o Prefeito fez uma ação de retirar as estacas da Armação e a nossa classe aplaudiu e hoje estamos sem entender o que houve. Acredito que o prefeito não seja sabedor dessa ação, por isso estamos aqui. Um pescador de 65 anos também teve sua rede apreendida e até passou mal”-contou Adelson.

    De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fábio Dantas as redes serão recuperadas dentro dos procedimentos estabelecidos pelo Inea.

    “Terça-feira próxima faremos uma reunião com os pescadores Inea, Fiperj e Meio Ambiente de Búzios. Vamos falar sobre o uso das redes de pescas no balneário.”-Disse o secretário.

    No final da tarde o Prefeito André Granado recebeu o grupo de pescadores no gabinete e ao término da reunião foi acordado que amanhã 17/07, as redes serão devolvidas.

    Por Zilma Cabral/ Folha de Búzios

    IMG_0859

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone



    Comerciantes retiram o que podem de lojas interditadas em Búzios
    Publicado em 15 de jul de 2014. | Editoria: Cidade
    Voltar para a página inicial

    10547618_10152508974769641_6927296479099753978_n

    Comerciantes retiram o que podem dos comércios interditados pela Defesa Civil, na Orla da Praia da Armação.

    De acordo com a Defesa Civil se voltar a chover a situação poderá ficar muito pior por causa do deslizamento da encosta.

    “A primeira casa já está inutilizada. Estamos analisando todos os lados e as rachaduras são iminentes em vários locais e no entorno das casas. Em caso de chuvas vamos precisar interditar toda essa parte da orla da Armação. Pedimos a população que não fique passando pelo local. Aos moradores desta localidade pedimos que deem a volta no quarteirão e evitem trânsito por aqui.”-Informou o Supervisor da Defesa Civil de Armação dos Búzios, Thiago Senra.

    Por Bebeto Karolla/ via celular/Folha de Búzios

    Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone